dicas de amaciamento
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Maxsym Fórum Brasil :: Fórum :: Mecânica
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dicas de amaciamento
Motor de moto precisa, sim, de amaciamento. Os conselhos das montadoras nos manuais que entregam com as motos novas são bem diversos. Há recomendações que chegam aos primeiros 150 km rodados e outras que se estendem por até 2 000 km. De qualquer modo, ao retirar sua moto zerinho da concessionária - ou da oficina mecânica onde o motor foi retificado -, rode com muita calma nos quilômetros iniciais. Isso pode fazer uma diferença sensível na durabilidade posterior do motor. Ajustes micrométricos entre peças móveis em situação crítica de temperatura e velocidade podem gerar riscos e desalinhamentos. Como regra geral, rode os primeiros 150 km sem passar de metade das rotações nas quais a faixa vermelha se inicia. Por exemplo, se a "red zone" de sua moto começa em 10 000 rpm, não passe de 5 000 rpm nesse comecinho. Em seguida, rode mais outros 150 km sem ultrapassar dois terços da rotação máxima permitida para seu motor (7 500 rpm, em nosso exemplo). E, finalmente, só atinja as rotações máximas depois de cerca de 1 000 km.
Sempre falei e recomendo , estas dicas são tiradas da net , porem se você quer um motor redondinho durante muito tempo é só seguir o manual va de vagar pelo menos nos primeiros 1000 quilômetros , e seja feliz
marco antonio- Data de inscrição : 10/04/2014
Mensagens : 45
Re: dicas de amaciamento
eu só uso gasolina aditivada geralmente escolho bem os postos que uso , a diferença entre gasolina comum e aditivada é que a aditivada é tratada com um pequena porcentagem de detergente que inibe a criação de crostas e borras , a gasolina aditivada foi desenvolvida para motores injetados o qual mantem os bicos mais limpos evitando entupimentos por criação de crostas, " bem, pelo menos é o principio esperado " .
marco antonio- Data de inscrição : 10/04/2014
Mensagens : 45
Re: dicas de amaciamento
O vendedor na concessionaria AGUSTA em SP, por sinal super profeissionais, me deu a dica; sempre usar gasolina comum, nunca aditivada. nos primeiros kilometros, de 0 até 150 km, alternatar velocidades e os giros, nunca manter giro alto por longos períodos de tempo, literalmente acelerar, freiar, acelerar e freiar, nunca ultrapassando os 5 mil rpm.
Depois; de 150 km a 500 km, o ideal é a manter um pouco mais os giros em constância, 5 minutos em 4000 rpm, 5 min em 5000 rpm, 5 min em 6000 rpm. As vezes dá uma estilingada até 7000 rpm
E assim o fiz, hoje ela está ainda em processo de amaciar, e o ideal é voltar para a primeira situação de, acelerar, freiar, acelerar e freiar...
Até agora está indo tudo bem, vou seguir a risca o que eles me falaram.
abs,
Depois; de 150 km a 500 km, o ideal é a manter um pouco mais os giros em constância, 5 minutos em 4000 rpm, 5 min em 5000 rpm, 5 min em 6000 rpm. As vezes dá uma estilingada até 7000 rpm
E assim o fiz, hoje ela está ainda em processo de amaciar, e o ideal é voltar para a primeira situação de, acelerar, freiar, acelerar e freiar...
Até agora está indo tudo bem, vou seguir a risca o que eles me falaram.
abs,
Felipe BH- Data de inscrição : 24/09/2014
Mensagens : 6
Tipo de Gasolina
Por favor, não sei se entendi direito, mas a orientação foi para não utilizar gasolina aditivada? O certo seria usar gasolina comum? Alguém pode me explicar.
VTS- Data de inscrição : 01/10/2014
Mensagens : 93
Idade : 59
Re: dicas de amaciamento
Amigos deste Fórum
Gasolina aditivada no Brasil só é aditivada no valor cobrado. Segundo consta, um balde de aditivo era adicionado ao caminhão na saida das distribuidoras e a mistura se processava no balanço dos buracos, curvas e freadas. Hoje, os distribuidores não querem mais largar essa mistura das distribuidoras, e adotaram que a mistura deve ser feita diretamente no tanque do posto. Sabe-se lá como fazem para misturar o componente.
Se essa informação for errada, por favor me contestem eu ficaria muito feliz se for uma enorme mentira e que o caso dos aditivos não for um enorme trambique.
A função dos aditivos é manter limpos os bicos de injeção por mais tempo, ele retarda a criação de crostas de carvão no motor além de diminuir a formação das gotículas de agua formadas no resfriamento do motor que acabam enferrujando todo o sistema. Essa informação que tenho só é válida para motores à gasolina, repito gasolina, não sei o que realmente toca nossos motores.
O mais indicado seria a compra de aditivos específicos e nós mesmos fazermos a mistura, a longo prazo o custo benefício aparece.
Gasolina aditivada no Brasil só é aditivada no valor cobrado. Segundo consta, um balde de aditivo era adicionado ao caminhão na saida das distribuidoras e a mistura se processava no balanço dos buracos, curvas e freadas. Hoje, os distribuidores não querem mais largar essa mistura das distribuidoras, e adotaram que a mistura deve ser feita diretamente no tanque do posto. Sabe-se lá como fazem para misturar o componente.
Se essa informação for errada, por favor me contestem eu ficaria muito feliz se for uma enorme mentira e que o caso dos aditivos não for um enorme trambique.
A função dos aditivos é manter limpos os bicos de injeção por mais tempo, ele retarda a criação de crostas de carvão no motor além de diminuir a formação das gotículas de agua formadas no resfriamento do motor que acabam enferrujando todo o sistema. Essa informação que tenho só é válida para motores à gasolina, repito gasolina, não sei o que realmente toca nossos motores.
O mais indicado seria a compra de aditivos específicos e nós mesmos fazermos a mistura, a longo prazo o custo benefício aparece.
Tipo de Gasolina
Casilveira, obrigado pela sua resposta e bom dia! Com relação a gasolina de maior octanagem, como a podium da Petrobras, a mesma deve ser utilizada, especialmente nos primeiros 10.000 quilômetros? Qual a melhor gasolina para abastecer a scooter? Desde já obrigado.
VTS- Data de inscrição : 01/10/2014
Mensagens : 93
Idade : 59
Re: dicas de amaciamento
A orientação que tive na CC aqui de Santo André é que eu use somente gasolina comum e é o que estou fazendo.
Acho realmente que o ideal é fazer como sugeriu nosso amigo Casilveira de, eventualmente utilizar aditivo para uma melhor proteção do motor.
Acho realmente que o ideal é fazer como sugeriu nosso amigo Casilveira de, eventualmente utilizar aditivo para uma melhor proteção do motor.
Rogério- Data de inscrição : 23/03/2015
Mensagens : 64
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