Maxsym Fórum Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dicas de amaciamento

5 participantes

Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty dicas de amaciamento

Mensagem por marco antonio Sex Ago 01, 2014 3:41 pm


Motor de moto precisa, sim, de amaciamento. Os conselhos das montadoras nos manuais que entregam com as motos novas são bem diversos. Há recomendações que chegam aos primeiros 150 km rodados e outras que se estendem por até 2 000 km. De qualquer modo, ao retirar sua moto zerinho da concessionária - ou da oficina mecânica onde o motor foi retificado -, rode com muita calma nos quilômetros iniciais. Isso pode fazer uma diferença sensível na durabilidade posterior do motor. Ajustes micrométricos entre peças móveis em situação crítica de temperatura e velocidade podem gerar riscos e desalinhamentos. Como regra geral, rode os primeiros 150 km sem passar de metade das rotações nas quais a faixa vermelha se inicia. Por exemplo, se a "red zone" de sua moto começa em 10 000 rpm, não passe de 5 000 rpm nesse comecinho. Em seguida, rode mais outros 150 km sem ultrapassar dois terços da rotação máxima permitida para seu motor (7 500 rpm, em nosso exemplo). E, finalmente, só atinja as rotações máximas depois de cerca de 1 000 km.

Sempre falei e recomendo , estas dicas são tiradas da net , porem se você quer um motor redondinho durante muito tempo é só seguir o manual va de vagar pelo menos nos primeiros 1000 quilômetros , e seja feliz

marco antonio

Data de inscrição : 10/04/2014
Mensagens : 45

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty Re: dicas de amaciamento

Mensagem por marco antonio Sex Ago 01, 2014 3:48 pm

eu só uso gasolina aditivada geralmente escolho bem os postos que uso , a diferença entre gasolina comum e aditivada é que a aditivada é tratada com um pequena porcentagem de detergente que inibe a criação de crostas e borras , a gasolina aditivada foi desenvolvida para motores injetados o qual mantem os bicos mais limpos evitando entupimentos por criação de crostas, " bem, pelo menos é o principio esperado " .

marco antonio

Data de inscrição : 10/04/2014
Mensagens : 45

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty Re: dicas de amaciamento

Mensagem por Felipe BH Qua Set 24, 2014 12:47 pm

O vendedor na concessionaria AGUSTA em SP, por sinal super profeissionais, me deu a dica; sempre usar gasolina comum, nunca aditivada. nos primeiros kilometros, de 0 até 150 km, alternatar velocidades e os giros, nunca manter giro alto por longos períodos de tempo, literalmente acelerar, freiar, acelerar e freiar, nunca ultrapassando os 5 mil rpm.

Depois; de 150 km a 500 km, o ideal é a manter um pouco mais os giros em constância, 5 minutos em 4000 rpm, 5 min em 5000 rpm, 5 min em 6000 rpm. As vezes dá uma estilingada até 7000 rpm

E assim o fiz, hoje ela está ainda em processo de amaciar, e o ideal é voltar para a primeira situação de, acelerar, freiar, acelerar e freiar...

Até agora está indo tudo bem, vou seguir a risca o que eles me falaram.

abs,

Felipe BH

Data de inscrição : 24/09/2014
Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty Tipo de Gasolina

Mensagem por VTS Qua Out 01, 2014 2:57 pm

Por favor, não sei se entendi direito, mas a orientação foi para não utilizar gasolina aditivada? O certo seria usar gasolina comum? Alguém pode me explicar.

VTS

Data de inscrição : 01/10/2014
Mensagens : 93
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty Re: dicas de amaciamento

Mensagem por casilveira Qui Out 02, 2014 7:20 am

Amigos deste Fórum

Gasolina aditivada no Brasil só é aditivada no valor cobrado. Segundo consta, um balde de aditivo era adicionado ao caminhão na saida das distribuidoras e a mistura se processava no balanço dos buracos, curvas e freadas. Hoje, os distribuidores não querem mais largar essa mistura das distribuidoras, e adotaram que a mistura deve ser feita diretamente no tanque do posto. Sabe-se lá como fazem para misturar o componente.

Se essa informação for errada, por favor me contestem eu ficaria muito feliz se for uma enorme mentira  e que o caso dos aditivos não for um enorme trambique.

A função dos aditivos é manter limpos os bicos de injeção por mais tempo, ele retarda a criação de crostas de carvão no motor além de diminuir a formação das gotículas de agua formadas no resfriamento do motor que acabam enferrujando todo o sistema. Essa informação que tenho só é válida para motores à gasolina, repito gasolina, não sei o que realmente toca nossos motores.

O mais indicado seria a compra de aditivos específicos e nós mesmos fazermos a mistura, a longo prazo o custo benefício aparece.

casilveira

Data de inscrição : 10/09/2014
Mensagens : 112
Idade : 72

http://www.sacva.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty Tipo de Gasolina

Mensagem por VTS Qui Out 02, 2014 9:45 am

Casilveira, obrigado pela sua resposta e bom dia! Com relação a gasolina de maior octanagem, como a podium da Petrobras, a mesma deve ser utilizada, especialmente nos primeiros 10.000 quilômetros? Qual a melhor gasolina para abastecer a scooter? Desde já obrigado.

VTS

Data de inscrição : 01/10/2014
Mensagens : 93
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty Re: dicas de amaciamento

Mensagem por Rogério Seg Mar 30, 2015 10:41 am

A orientação que tive na CC aqui de Santo André é que eu use somente gasolina comum e é o que estou fazendo.
Acho realmente que o ideal é fazer como sugeriu nosso amigo Casilveira de, eventualmente utilizar aditivo para uma melhor proteção do motor.
Rogério
Rogério

Data de inscrição : 23/03/2015
Mensagens : 64

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de amaciamento Empty Re: dicas de amaciamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos