Maxsym Fórum Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trepidação dos manete dos freios

+2
CARLOS HENRIQUE SILVA
Carlos Alfredo Roeber
6 participantes

Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Carlos Alfredo Roeber Sex Nov 14, 2014 9:16 am

Pessoal, peguei minha MaxSym há 2 dias e notei que as vezes, ao freiar, os manetes dos freios trepidam. Isso acontece aleatoriamente, freiando rapido ou lentamente, e geralmente quando eu aciono um freio de cada vez. Suspeitei que fosse o sistema ABS, pois nunca usei esse sistema antes. Investiguei na internet e li varios posts sobre isso, com usuarios de outras motos com ABS, com a mesma queixa. Porem li que pode ser normal ou haver algum problema.
Minha pergunta é se voces tambem tem isso ns suas MaxSym ???

Carlos Alfredo Roeber

Data de inscrição : 12/11/2014
Mensagens : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Carlos Alfredo Roeber Sex Nov 14, 2014 1:52 pm

Outra observacao: A manopla esquerda é bem frouxa. Gira facilmente, dando uma sensacao de inseguranca.

Carlos Alfredo Roeber

Data de inscrição : 12/11/2014
Mensagens : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Trepidação da manete dos freios

Mensagem por CARLOS HENRIQUE SILVA Ter Dez 09, 2014 7:19 pm

Olá Carlos Alfredo, posso te dizer com segurança que a trepidação que vc sente ao usar os freios é devido ao sistema ABS, já tive outras motos com sistema ABS e os manetes também trepidavam em algumas situações, tem a ver com a aderencia dos pneus ao asfalto.

CARLOS HENRIQUE SILVA

Data de inscrição : 19/10/2014
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Carlos Alfredo Roeber Ter Dez 09, 2014 9:14 pm

Obrigado Carlos Henrique. O vendedor disse que se informou na Dafra e que seria normal. Acreditei mas não senti firmeza. Agora, com a tua informação, fico mais tranquilo.

Carlos Alfredo Roeber

Data de inscrição : 12/11/2014
Mensagens : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por casilveira Qua Jan 14, 2015 8:46 am

Caros Amigos

Com mais de 5000km rodados poucas vezes senti o ABS de minha Maxsym em funcionamento, mas, quando isso ocorre você sente na manete sim. Porque?

Bom, para entender o freio, temos que saber um pouco de física, o diabo da inércia e o que é mais eficiente para uma rápida redução de velocidade.

Os freios a tambor convêncionais sempre apresentaram um problema, estancavam a roda dos veículos tirando deles a eficiência e principalmente a dirigibilidade, em outras palavras uma roda freiada com o veículo em movimento representa um risco enorme ao condutor e a tudo que estiver próximo a esse bólido em movimento.

Os freios a disco em automóveis já existem a longa data, e são uma adaptação dos discos usados em aeronaves da Segunda Guerra, eles vieram para resolver em parte o problema da perda de eficiência dos freios pelo calor gerado, então, no sistema a disco  atrito resultante do contato dessas peças gera uma força cujo calor – que dissipa no ar – se converte em energia mecânica e imobiliza o carro.
Mas seguiu-se o problema do travamento e desgovernabilidade, até que os alemães da Bosch inventaram o ABS (Antiblockier-Bremssystem, frequentemente traduzido ao inglês como Anti-lock Breaking System) que é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente).

Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas (sabe aquele disco todo cheio de rasgos nas rodas? O sensor lê isso.) e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Bom, essa "modulação" funciona como se você aliviasse o freio e rapidamente voltasse a aciona-lo repetidamente, isso, na manete, se transforma em trepidação.

Fácil, não?

.

casilveira

Data de inscrição : 10/09/2014
Mensagens : 112
Idade : 72

http://www.sacva.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Carlos Alfredo Roeber Qua Jan 14, 2015 1:21 pm

Excelente explanacao. Parabens !!
Isso significa que, o que antes era preocupacao de que havia algum problema nos meus freios, , agora sei que se parar de vibrar é que será problema.

Carlos Alfredo Roeber

Data de inscrição : 12/11/2014
Mensagens : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Admin "Vagner Silveira" Ter Jan 20, 2015 8:01 am

Carlos Alfredo Roeber escreveu:Excelente explanacao. Parabens !!
Isso significa que, o que antes era preocupacao de que havia algum problema nos meus freios, , agora sei que se parar de vibrar é que será problema.

Atente para o seguinte, a vibração não deve vir com frenagens normais onde o abs não entra em ação, a trepidação decorrente do freio abs é sentida apenas quando o freio é acionado com fervor ou quando há muita irregularidade na pista ou mesmo pista molhada.

Em uma parada normal é anormal o freio trepidar, atente-se a isso.

Vagner
Admin
Admin "Vagner Silveira"
Admin

Data de inscrição : 24/03/2014
Mensagens : 69
Idade : 49

https://maxsym.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por casilveira Ter Jan 20, 2015 1:51 pm

Bem colocado Vagner, por isso abro meu comentário com;

"Com mais de 5000km rodados poucas vezes senti o ABS de minha Maxsym em funcionamento, ....."
.

casilveira

Data de inscrição : 10/09/2014
Mensagens : 112
Idade : 72

http://www.sacva.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Carlos Alfredo Roeber Ter Jan 20, 2015 5:22 pm

Vagner, por enquanto é isso mesmo. Só trepida em frenagens intensas ou terreno irregular. Valeu novamente.

Carlos Alfredo Roeber

Data de inscrição : 12/11/2014
Mensagens : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por cafardmaxsym Qui Mar 12, 2015 11:17 am

Olá colegas de fórum !

A minha não só trepida, como TRAVOU a roda traseira e tem efeito chicote na manete esquerda do freio ou seja, parece que há um retorno hidráulico que lança a manete com fervor para frente. ao ponto de causar uma lesão na mão esquerda e Resultar em uma boa queda com o travamento da roda traseira causando outras lesões e ai o que é isso mesmo ? alguém sabe me dizer ? é normal roda travar e manete de freio ser lançada pra frente com violência?

cafardmaxsym

Data de inscrição : 12/03/2015
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Domingos Qui Mar 12, 2015 11:23 am

Trepidar em freadas fortes é normal com Abs, mas esse " efeito chicote" realmente não pode ocorrer e nao é normal. Talvez problemas com o cabo ???
Melhor levar na CC.
Domingos
Domingos

Data de inscrição : 27/11/2014
Mensagens : 340
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por cafardmaxsym Qui Mar 12, 2015 12:58 pm

Levei na CC e a DAFRA mandou um consultor técnico para resolver. O consultor passou uns 3 dias com minha moto e rodou nela 200km fazendo testes. O Retorno que me deram: que "TUDO" era "NORMAL".

Notei que quando a moto esta na posição inclinada, exemplo descendo uma rampa ou a suspensão traseira trabalha ou seja, passando por piso irregular, isso em baixíssima velocidade a manete trepida, endurece e a roda traseira trava.

A minha garagem fica 3 piso a baixo ,então são 3 rampas de descida e no final da rampa tem a canaleta que recebe a agua que desce da rampa. Sendo assim não posso acionar o freio traseiro , pois quando a roda traseira passa na canaleta a suspensão esta oscilando e trepida a manete, acontece o retorno hidráulico, endurece e trava a roda.

Estava sem poder pilotar a maxsym pelas lesões do acidente e estive ausente da minha cidade, sendo assim , so agora pode andar e percebi que melhorou, mas o serviço NÃO SANOU O PROBLEMA QUE PERSISTI.

Acredito que os sensores podem NÃO estar fazendo a leitura correta e mandando a resposta errada ao sistema ABS. Pois sistema ABS não é para TRAVAR roda, isso NÃO É NORMAL, e nem efeito chicote na manete de freio (RETORNO HIDRAULICO).

Vou levar na CC de novo na esperança que já tenham encontrado a solução e espero que o consultor da DAFRA que venha, não me diga o que disse o ultimo, QUE NÃO ESTA ALI PARA ATENDER CLIENTE E SIM A CONCESSIONARIA. sendo assim ele não poderia me dizer o que estava acontecendo com minha moto. Mas, rodou 200km nela fazendo teste. Faço a ressalva que após a interferência do SAC DAFRA o consultor resolveu falar comigo e dizer que o problema relatado "ERA NORMAL".

Todos nos sabemos agora que NÃO É NORMAL SISTEMA ABS TRAVAR RODA OU RETORNO HIDRAULICO.
Continuo na esperança da solução pois adoro minhas motinhas.


cafardmaxsym

Data de inscrição : 12/03/2015
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por casilveira Qui Mar 12, 2015 4:03 pm

cafardmaxsym

Essa é uma coisa nova, não vi em nenhum fórum algo como o que você descreve, é EXTREMAMENTE PERIGOSO pilotar nessa condição, imagino que se você pegar uma rua de paralelepípedos molhados será tombo certo.
A informação de tudo certo parece algo comum nas concessionárias, acho que você deve enviar uma mensagem para o serviço de atenção ao consumidor da Dafra informando a situação. Coloque claramente o risco eminente de acidente provocado por um problema técnico, e diga que está se documentando para um eventual problema.
Eles vão dizer que você deve procurar a CC, mas por trás irão pressionar a CC para uma solução correta.

.

casilveira

Data de inscrição : 10/09/2014
Mensagens : 112
Idade : 72

http://www.sacva.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Domingos Sex Mar 13, 2015 7:11 pm

Uma outra opção ,seria voce procurar um mecanico de motos de sua confiança e pedir pra ele dar um diagnóstico e confrontar com o que fala a CC.
Eu já escutei de " mexanico " de CC , que deveria trocar óleo a cada mil km....!!!!!
Por isso ,não se conforme com o que diz a CC..
Abcs
Domingos
Domingos

Data de inscrição : 27/11/2014
Mensagens : 340
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por casilveira Seg Mar 16, 2015 7:36 am

Domingos

Acho que a dica de um mecânico deve ser dada, mas é importante lembrar que a Maxsym é uma scooter nova, com um sistema de freio novo no mercado brasileiro, poucos mecânicos já atuaram neste tipo de moto.
Se os mecânicos da CC já são uma temeridade, imagine um mecânico de "CG" metendo a mão em um monte de carenagens plásticas, milhares de parafusos e sistemas eletrônicos complexos.

Eu sempre fiz as manutenções de minhas motos, tenho uma oficina bastante completa em casa, mas surpreenda-se, vou precisar comprar novas ferramentas para a minha Maxsym.

.

casilveira

Data de inscrição : 10/09/2014
Mensagens : 112
Idade : 72

http://www.sacva.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por casilveira Seg Mar 16, 2015 8:17 am

Desculpe-me

Mais um detalhe.

Use e Abuse da Concessionária durante a Garantia, esse é seu direito!

.

casilveira

Data de inscrição : 10/09/2014
Mensagens : 112
Idade : 72

http://www.sacva.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Domingos Seg Mar 16, 2015 8:43 am

Casilveira,
com certeza existem muitos mexanicos por aí , porém existem tmb bons mecanicos e que se não conhecem a Maxsym, conhecem freios ABS que não é novidade no mercado. Mas claro, concordo com você que devemos ter cuidado.
Mas sempre é bom ter mais de uma opinião.
Abcs
Domingos
Domingos

Data de inscrição : 27/11/2014
Mensagens : 340
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Trepidação dos manete dos freios Empty Re: Trepidação dos manete dos freios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos